segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Nevão dramático no Algarve


O mau tempo vai continuar em Portugal, prevendo-se um «nevão absolutamente dramático na região sul do país na madrugada da próxima quarta-feira», apurou um amigo de O Restaurador Olex junto de fonte bem colocada no Boletim Meteorológico. As previsões não foram ainda tornadas públicas por uma questão de decoro e bom senso, mas o amigo de O R.O. sabe que o Instituto de Protecção Civil já foi avisado por Costa Malheiro (a fonte dele) que a nova frente polar vem acompanhada de ventos muito fortes, chuva intensa, grizo e blocos de gelo glaciário. A massa de ar gelado vai atravessar o sul do país na diagonal provocando uma descida de temperatura absolutamente inédita no Algarve. Os termómetros poderão descer até aos 18 graus negativos em Faro, Tavira e Olhão e a neve vai cair intensamente durante todo o dia; na orla costeira, por força dos ventos para-ciclónicos, o mar estará bastante agitado, com ondas entre 12 e os 18 metros -- isto se a frente polar mantiver as características actuais. Se, como garante Costa Malheiro, a frente polar se cruzar com o anticiclone dos Açores no banco de Porring, então temos uma alhada do escafandro: a temperatura poderá baixar para os 25/30 graus negativos, os ventos soprarão a 250km/hora e as ondas atingirão entre 22 e 28 metros na zona da rebentação. Uma valente bota para o Algarve descalçar, embora não haja lugar a qualquer alarmismo.
A verificar-se este último cenário, a serra de Monchique registará temperaturas recordes (entre 48 e 65 graus negativos), mas a região não será atingida pelo mar.

Professor Palladium

7 comentários:

Anónimo disse...

Era da maneira que se podia fazer alguma coisa de jeito com o que restasse da costa algarvia. Força furacão, força tsunami, cumpram as vossas missões. Povo: toca a fugir para a serra do Monchique. E agasalhem-se.

Anónimo disse...

Gostava de saber quem foram os miudos que fizeram aquela "bonita" construção na neve

Anónimo disse...

Grande falo, hã Cristina?

Anónimo disse...

Isto é na Praça José Sócrates em Loulé?

Anónimo disse...

O Sócrates não tem um falo tão grande e tão encorpado, senão não tinha malhado a fazer ski

Anónimo disse...

O que é que o comprimento e a grossura do falo têm a ver com o ski, ó anti-matrix? Tás bêbado pá?

Anónimo disse...

Grande malho! pena derreter-se