segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Federer dos Santos ganha na Austrália!




Festa rija em Torres Novas: o filho mais ilustre da terra, o tenista luso-suíço Rogério («Roger») Federer Teixeira dos Santos, conquistou em Melbourne o Open da Austrália, vencendo na final um estúpido barbudo do Chipre por 3-1: grande tareão e mais uma demonstração de classe daquele que Ilie Nastase considerou recentemente «o melhor tenista português de todos os tempos».
Foi o sétimo Grand Slam em sete finais para Roger que, com apenas 24 anos, está a meio caminho de igualar o palmarès de Pete Sampras. Natural de Torres Novas, Rogério Federer dos Santos reside na Suíça desde os 12 anos, para onde emigrou com os pais depois de ganhar cinco torneios «Sport Goofy» consecutivos. Completado o ensino secundário e atingida a maioridade, o tenista requereu à Confederação Helvética o estatuto de dupla-nacionalidade por sugestão do então ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho, num processo polémico que incompatibilizou os pais de Roger com o Estado português e que levou Guillermo Vilas e mesmo Mats Wilander a apelidarem Carrilho de «agente duplo», «lacaio da Suíça» e «mau ministro da cultura de Portugal». Recorde-se que antes de partir para a Austrália, Roger passou duas semanas na sua mansão de Torres Novas acompanhado dos pais, Jacinto João e Ermelinda, e de alguns amigos próximos – Cristina Caras Lindas, Francisco Sarsfield, Dino Alves, Stefan Edberg e Narana Coissoró, nomeadamente. O tenista é esperado nos próximos dias na cidade ribatejana para a festa da merecida consagração.

Palma Cavalão

6 comentários:

Anónimo disse...

Por culpa do Carrilho as pessoas pensam que o Federer é suíço. É esta a maneira como tratamos os nossos melhores filhos. Foi sempre assim! Parabéns Roger, Portugal orgulha-se de ti

Anónimo disse...

É uma vergonha, mas o Rogério não fala português!

Anónimo disse...

Mas que disparate é este! o Federer nasceu na Suiça, os pais dele são suiços, e não tem nada a ver com Portugal. Mansão em Torres Novas? Foda-se, moro aqui há 25 anos e garanto que o Federer não tem nenhuma casa aqui nem nunca aqui pôs os pés. Estão malucos ou quê!

Anónimo disse...

Ó Pedro, és tão ingénuo. Toda a gente sabe que os pais do Rogério são de Torres Novas pá.

Anónimo disse...

e o sampras é de mértola. passa lá sempre a páscoa e o natal

Anónimo disse...

Palma, esqueceu-se de mencionar o Eládio Clímaco e a Dina. Também estiveram em casa do Federer dos Santos em Torres Novas