segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Um grande Scorsese (1)



Fui ver «The Departed/ Entre Inimigos». Mais um fabuloso Scorsese nos parâmetros do costume. Mentira. Traição. Sacrifício. Violência. Expiação. Morte. Cenário: Boston. Sujeitos: Massachussets State Police vs. Mafia irlandesa. Trama: a cruzada sanguinária de dois policiais infiltrados no «outro lado». Cast de sonho: Leo Di Caprio, Jack Nicholson, Matt Damon, Ray Winstone, Mark Walhberg, Martin Sheen, Alec Baldwin e Vera Farmiga. Interpretações de arromba, umas atrás das outras. E banda sonora do melhor: U2, Pink Floyd, e uns folcores irlandeses a pautar certas tomas mais espevitadas.
Di Caprio [terceira fita com Scorsese] é Billy Costigan, o herói atormentado de infância dificil e soco fácil. Um portento, este miúdo: ora contido e sensível, ora nervoso e explosivo, mas sempre presa dos demónios mal resolvidos, como convém num Scorsese.
Matt Damon é Colin Sullivan, fideputa do piorio, bem parecido, sorridente e vendido todos os dias. Um cabranete detestável.
Jack Nicholson, uuuiii... é Frank Costello, o chefe do bando de mafiosos irlandeses. Velho patife completamente degenerado, senhor de uma violência [verbal e física] absolutamente demencial, temo que Jack, depois disto, passe a ser o mais sinistro de todos os canalhas recriados por Scorsese. Não é pouco, Senhores!


Barão de Lacerda

1 comentário:

BellaMafia disse...

Caro Barão,

Mais uma vez apela-me aos sentidos... depois da enunciada interpretação da fabulosa Meryl, traz-nos uma abreviatura do já aclamado filme de Scorsese - "Departed".
O naipe de actores é de para fazer bridge em qualquer mesa... e depois aquele joker de nome Jack Nicholson, a mão desejada de qualquer realizador/jogador de cartas.
Felizmente não tenho o hábito de julgar o filmes pelas personalidades dos actores, nomeadamente os "strange ways" de Jack... se assim estivesse para a cinematografia seria incapaz de apreciar um hino a essa arte de nome Manhattan, de Woody Allen.

Que as artes o continuem a acompanhar, estimado Barão.

BellaMafia