terça-feira, 24 de abril de 2007

A liberdade em Santa Comba


Por muito que custe aos pâtegos da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), grupúsculo excursionista de quem só ouvimos falar porque Santa Comba Dão existe, aqui do post(o) de comando do movimento das forças desarmadas que é o Vosso "Restaurador", emitimos o comunicado do Sr. vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão a propósito da autorização para uma concentração de índole nacionalista organizada para Sábado, 28 de Abril, data do nascimento de Salazar.

Os rapazolas do Movimento Nacionalista Terra Identidade e Resistência (MNTIR) dizem que a cousa tem como pressuposto a defesa da criação do Museu Salazar* e, o autarca António José Correia, convicto defensor das mais amplas liberdades que a esquerda parola não aprecia, responde assim à pretensão dos auto-mandatados tutores da Democracia ao permitir o funéreo cortejo:

«Não basta a mera prognose da violência, por parte da autoridade competente, para legitimar a ordem de proibição: é preciso haver factos, ou seja, haver alguma certeza quanto à violência, o que provavelmente só se apurará já no decurso da reunião ou manifestação, tendo em conta que não é crível que os próprios promotores anunciem tal fim no pré-aviso que endereçam às autoridades competentes» e acrescenta que «também não há notícia de anteriores manifestações convocadas pelos mesmos promotores que permitam objectivamente fundar o receio da prática de algum crime durante a manifestação comunicada, ou da filiação ideológica destes assentar na apologia do racismo ou da violência que poderia redundar nessa prática»e portanto «não é razoável limitar o exercício de um direito basilar do Estado de Direito Democrático, como é o direito de reunião ou manifestação, apenas com base numa mera presunção de ocorrência de um crime no decurso do evento».

Ora parece razoável o autarca em não proibir a passeata porque não serão estas demonstrações serôdias a fazer vacilar a Democracia e, até ver, a Constituição estabelece o direito à manisfestacão e reunião.

Do outro lado, durante mais uma patuscada regada com hectolitros do mais puro néctar do Dão (tinto) e paga sabe-se lá por quem, a maltosa da URAP entreteve-se a justificar o festim com a mais forte crítica à patética concentração. No meio da sesta que se seguiu, um dos estrumosos convivas acordou estrumenhado com o que pensou ser o troar dos canhões da Revolução relativamente fascista de 28 de Maio e gritou "Viva Salazar". De repente percebeu que se enganara e que afinal o estrépito advinha de uma flatulenta camarada... Encavacado tentou emendar a mão entoando a "Internacional" e anunciou já haver 10 mil assinaturas recolhidas contra a criação do Museu Salazar. Ou seja, o pavor que Salazar se levante da tumba é ainda maior que a alergia á liberdade e, provavelmete, ao trabalho.
Aos urapes e outros manhosos da mesma estirpe, lembramos que o 25 de Abril não é válido só para quem a sua portentosa e sensata associação entende e, sobretudo que a História não se apaga com um golpe de Photoshop estalinista. Se calhar, em vez de uma mísera fandangada proto-fascista talvez uma Primavera à moda de Praga calhasse melhor no cardápio.

Ex toto corde
O Preto da Casa Africana

* Sobre esta delicada matéria, ver o post de 5 de Março de 2007 "Museu Salazar e a Esquerda atrapalhada..."

Sem comentários: