terça-feira, 7 de março de 2006

And the Oscar goes to...

A última entrega dos Oscares causou grande polémica nos meios cinéfilos e o caso não é para menos. Jerónimo Alhinho relata-nos o sucedido:
- O Kodak Theatre rebentava pelas costuras e a emoção que sempre atravessa as almas ali presentes era enorme. Mas eis que da plateia se ouviu um enorme bruá logo seguido de pateada a condizer... Tinha sido anunciado o "Melhor Filme Estrangeiro" e era nem mais nem menos que "Jack Ass - Burro Velho Não Aprende Línguas" com realização de J. Sócrates. O público, conhecedor, não foi em cantigas e manifestou ruidosamente o seu desagrado. Nem mesmo quando na tela passou um excerto da fita em que Sócrates intervém com a já célebre tirada "I'm very impressed with you", tal qual a atirou aos alunos da Escola Secundária de Fanhões(Loures), o público se acalmou. Toda esta embrulhada porque este ano a tendência cinematográfica é manifestamente larilas e "Jack Ass", um thriller pseudo-intelectual,defraudou as expectativas do público e jornalistas presentes na sala.

Philip Seymour Hoffman, o Capote, fez questão de afirmar em gesto solidário que a frase de Sócrates só é comparável a "Frankly my dear, I don't give a damn"(Gone With The Wind),"Toto, I've got the feeling we're not in Kansas anymore"(The Wizard of Oz), "It's alive, it's alive"(Frankenstein), "Houston, we have a problem"(Apollo XIII) ou "La-dee-da, la-dee-da"(Annie Hall) e que "o gajo merece a merda da estatueta".

Pela minha parte, considero reprovável que não se reconheça o esforço e o talento de novos realizadores/ actores e, sobretudo a capacidade de mascarar a realidade com tangas mais ou menos elaboradas. No entanto, no seu relato sobre a entrega de um Oscar, Alhinho mostra bem que o público não se deixa iludir por muito tempo e ainda bem.

Segue um forte abraço cinéfilo
Tawny de Mattos

7 comentários:

Anónimo disse...

O corte de cabelo dos dois é parecido... Um é o duplo do outro? Se fôr assim quem é um e qual é o outro?

Anónimo disse...

Na longa-metragem "Portugal, a Sad and Amusing Story" saiu o produtor Sampaio, entrou o produtor Cavaco. Anda toda a gente muito nervosa.
Não se percebe bem porquê. Os produtores mudam e a qualidade da película mantém-se.

Anónimo disse...

Pelo menos o jumento tem ar de macho.

Anónimo disse...

Li na Première que o Cavaco vai ser o actor principal de "A Marcha do Imperador-Parte II".

Anónimo disse...

Quem faz de jack ass? o burro ou o outro?

Anónimo disse...

O Jack Ass não mete cenas de zoofilia?

Anónimo disse...

Este Taveira já está a pensar em encavar o burrito? Relaxa... Todo lá dentro, arquitecto?
Com uma vontade assim devia ser era arquitoco...